Achei muito engraçado ver a forma como as pessoas reagiram após o gol de Luis Fabiano na partida deste domingo, onde o Brasil venceu a seleção da Costa do Marfim por 3x1. Torcedores achando super normal o lance, comentaristas dizendo que foi um lance casual, que pode passar desapercebido. Pior de tudo foi ver o Galvão Bueno rindo da jogada, dizendo que a sorte estava mesmo com o Brasil. Galvão Bueno, o mesmo que até hoje em todos os jogos da Argentina faz questão de lembrar de ''la mano de Díos'' como um dos lances mais absurdos da história do futebol, sempre tentando manchar a imagem da seleção azul e branca. O mesmo que fez um escândalo com a mão de Henry nas eliminatórias para a Copa do Mundo, rotulando o atacante Bleu como um trapasseador da melhor qualidade, querendo até a exclusão da seleção francesa da copa 2010. Ué? E agora? Onde está a ética? Então quer dizer que só seremos éticos quando nos convém? Só acharemos errado quando não estivermos ou quando for contra nós? Se todos se dizem dignos e querem preservar o bem do futebol, apesar de brasileiro, também deveria criticar a mão TRIPLA do ''fabuloso''. É claro que guardada as devidas proporções, os lances foram diferentes, TALVEZ Luis Fabiano não tenho tido a intenção(para mim, no ultimo lance, claramente quis ludibriar a arbitragem)de usar o braço na jogada, mais o que eu questiono é a reação das pessoas. Afinal, então, por que tanta revolta com argentinos e franceses? Esse falso moralismo as vezes é desgastante. Como um fator à pesar contra a seleção brasileira, o 'flagra' de uma conversa entre o árbitro da partida e o atacante brasileiro. Diferente dos outros episódios citados, isso fez o lance ficar tão grave quanta as outras. Ficou feio, pegou muito mal aquilo, claramente o juiz VIU E NÃO QUIS anular o golaço(diga-se de passagem). Mais essas coisas ninguém é capaz de ver e ainda acham engraçado e normal. Imagina se tivesse ocorrido isso em uma partida da Argentina ou da França, imagina o ''chilique''! Que fique uma coisa bem clara, não sou a favor do que fez Maradona e Henry, nem estou defendendo os dois, só gostaria de uma postura igualitária em todas as partes. Se formos cobrar respeito e moral que essa cobrança comece a partir de nós mesmos. Porque é muito fácil julgar e cobrar o erro dos outros, agora enxergar e admitir os nossos, pelo jeito está muito difícil. Há um tempo atrás cobraram que Thierry Henry tivesse se entregado para o juiz na hora do gol, já que não fez, queimou sua imagem(foi o que vi jornalistas esportivos dizendo por aí). Só que eu não vi ninguém comentando que Luis Fabiano deveria ter feito isso. Então? Ele não queimou sua imagem? Ironias do futebol né? Enfim, eu não sei que ética é essa que tanto é cobrada pela mídia brasileira no futebol. Espero que entendam meu recado. Grande Abraço!
terça-feira, 22 de junho de 2010
Agora é certo?
Achei muito engraçado ver a forma como as pessoas reagiram após o gol de Luis Fabiano na partida deste domingo, onde o Brasil venceu a seleção da Costa do Marfim por 3x1. Torcedores achando super normal o lance, comentaristas dizendo que foi um lance casual, que pode passar desapercebido. Pior de tudo foi ver o Galvão Bueno rindo da jogada, dizendo que a sorte estava mesmo com o Brasil. Galvão Bueno, o mesmo que até hoje em todos os jogos da Argentina faz questão de lembrar de ''la mano de Díos'' como um dos lances mais absurdos da história do futebol, sempre tentando manchar a imagem da seleção azul e branca. O mesmo que fez um escândalo com a mão de Henry nas eliminatórias para a Copa do Mundo, rotulando o atacante Bleu como um trapasseador da melhor qualidade, querendo até a exclusão da seleção francesa da copa 2010. Ué? E agora? Onde está a ética? Então quer dizer que só seremos éticos quando nos convém? Só acharemos errado quando não estivermos ou quando for contra nós? Se todos se dizem dignos e querem preservar o bem do futebol, apesar de brasileiro, também deveria criticar a mão TRIPLA do ''fabuloso''. É claro que guardada as devidas proporções, os lances foram diferentes, TALVEZ Luis Fabiano não tenho tido a intenção(para mim, no ultimo lance, claramente quis ludibriar a arbitragem)de usar o braço na jogada, mais o que eu questiono é a reação das pessoas. Afinal, então, por que tanta revolta com argentinos e franceses? Esse falso moralismo as vezes é desgastante. Como um fator à pesar contra a seleção brasileira, o 'flagra' de uma conversa entre o árbitro da partida e o atacante brasileiro. Diferente dos outros episódios citados, isso fez o lance ficar tão grave quanta as outras. Ficou feio, pegou muito mal aquilo, claramente o juiz VIU E NÃO QUIS anular o golaço(diga-se de passagem). Mais essas coisas ninguém é capaz de ver e ainda acham engraçado e normal. Imagina se tivesse ocorrido isso em uma partida da Argentina ou da França, imagina o ''chilique''! Que fique uma coisa bem clara, não sou a favor do que fez Maradona e Henry, nem estou defendendo os dois, só gostaria de uma postura igualitária em todas as partes. Se formos cobrar respeito e moral que essa cobrança comece a partir de nós mesmos. Porque é muito fácil julgar e cobrar o erro dos outros, agora enxergar e admitir os nossos, pelo jeito está muito difícil. Há um tempo atrás cobraram que Thierry Henry tivesse se entregado para o juiz na hora do gol, já que não fez, queimou sua imagem(foi o que vi jornalistas esportivos dizendo por aí). Só que eu não vi ninguém comentando que Luis Fabiano deveria ter feito isso. Então? Ele não queimou sua imagem? Ironias do futebol né? Enfim, eu não sei que ética é essa que tanto é cobrada pela mídia brasileira no futebol. Espero que entendam meu recado. Grande Abraço!
quinta-feira, 17 de junho de 2010
A força que vem do banco!
Após os jogos desta quinta-feira pela Copa do Mundo, percebi um fato e resolvi escrever(na verdade sugestão do amigo Vitor Terra). No jogo entre Argentina x Coréia do Sul e principalmente México x França, um fator que foi determinante para os resultados das partidas foram a ''magia dos reservas''. No confronto entre sul-americanos e asiáticos não se pode dizer quem Küm Aguero foi o que determinou a convincente vitória argentina na tarde sul-africana, porém, sua entrada foi importantíssima. O genro de Maradona entrou com vontade, imprimindo muita velocidade ao contra-ataque azul e branco e dos seus pés nasceu a jogada do terceiro gol da argentina na partida e assim fechando o caixão coreano. Minutos depois, recebeu lindo passe de Messi e com categoria deixou Higuain livre para cabecear e marcar seu terceiro gol. Se Aguero não entrasse, nossos ''hermanos'' venceriam? Sim, muito provavelmente, porém, Sérgio desafogou uma possivel pressão norte-coreana e foi fundamental na consolidação do placar de 4x1, que praticamente coloca a fortíssima seleção na segunda fase da competição. Já noite na África do Sul e o confronto entre mexicanos e franceses mostrou que o hoje o dia era mesmo daqueles que não começavam as partidas, aqueles que ficam a maior parte do tempo aquecendo, esperando um simples sinal para poder entrar e muitas vezes em vão. Apesar de ter jogado melhor o primeiro tempo todo do que a seleção ''estranha'' e apática de Raymond Domenech, o México não conseguiu transformar em gols sua superioridade. E numa jogada corajosa do treinador mexicano Javier Aguirre(como torcedor, admirei suas decisões), lançou o atacante Hernández no lugar do meia Juárez, em uma tentativa ousada de fazer o gol. Jogou mesmo o time ao ataque. E simultaneamente, tirou Franco e pôs a experiência e qualidade de Blanco na equipe. Não demorou muito para a estratégia dar resultado, após receber lindo lançamento, Hernández em posição legal ficou cara a cara com Lloris e com calma e categoria, driblou o goleiro francês e abriu o placar. E foi Blanco quem sacramentou o resultado vitorioso para a equipe da América Central. Cobrou pênalty sofrido por Barrero com muita categoria. O que deixa a seleção verde em situação muito boa, bastando apenas um empate na próxima partida para avançar as oitavas. E com isso tudo eu chego a uma conclusão: Um banco de reservas pode decidir um jogo e até campeonatos e por isso que tantos técnicos e comentaristas insistem na velha mas verdadeira frase: ''Não se ganha nada se um elenco, sem um banco qualificado''! Hoje foi uma pequena amostra disso e por esses motivos que me revolto tanto quando certos treinadores demoram a modificar o time, não substituem no intervalo ou simplesmente gostam de manter um time até o final, ''INEXPLICAVELMENTE''(Caso de Domenech hoje, que mostrou claramente que possui problemas pessoais com Thierry Henry, que mudaria qualquer partida). Muitas vezes o jogador reserva não tem respaldo suficiente de treinadores, dirigente e torcedores(quantas vezes não ouvimos algo do tipo: A ele é reserva). Quando na verdade, o que vem do banco muitas vezes merece ser muito mais valorizado do que ''aquilo'' que começa em campo. A magia que vem dos reservas é impressionante, quantas histórias no futebol ja não foram escritas com um jogador que saiu do banco para decidir? E elas são sempre as mais encantadoras histórias em um ''negócio'' chamado: FUTEBOL! Até mais. Abraço!
quarta-feira, 16 de junho de 2010
O silêncio das vuvuzelas
Foi de cortar o coração. Pela primeira vez nesta Copa do Mundo, o silêncio do alegre povo africano se fez presente. Não se viam as coreografias nas arquibancadas, não se ouviam os cantos e muito menos o barulho ensurdecedor das vuvuzelas. Porém, o silêncio que se fez no estádio de Loftus Versfeld foi de incomodar, talvez até mais do que o som emitido pelas cornetas sul-africanas. Elas podem atrapalhar, desconcentrar e irritar alguns torcedores, técnicos, jogadores, narradores e companhia, só que nesse momento era preferivel ver a festa de um povo tão sofrido e que esperou tanto tempo por este momento à ver o semblante de tristeza, decepção e pessoas indo embora antes mesmo do término da partida em que a África do Sul foi derrotada com autoridade por 3x0 pela seleção uruguaia. A vitória celeste foi inquestionável, mais o sentimento que fica para a maioria das pessoas é de derrota, pois talvez, os ''Bafana Bafana'' sejam a segunda seleção de todos os torcedores, não por ser a anfitriã do mundial e sim pela história desse povo, pela luta que enfrentam os africanos e por ver que uma população tão sofrida, é capaz de colocar o sorriso no rosto e transmitir alegria para todos, com certeza esses exemplos e lições de vida ficam guardados para algumas pessoas. Por tudo isso, eles mereciam estar na segunda fase, eles MERECEM, o sonho não acabou, está praticamente impossível, mas eu me pergunto? ''O que é o impossível para um povo que ja sofreu tanto e continua na batalha?''! Eu vou torcer, seria muito bonito, ver essa torcida empurrando sua seleção numa fase de mata mata de Copa. Talvez sem eles lá, o mundial perderá um pouco do brilho e charme. E mesmo que não estejam, ja passaram para o mundo a sua alegria, sua cultura e com certeza esse ano de 2010, essa Copa de 2010 mostrou pra história que ainda será escrita através dos anos que a África do Sul, o continente africano em geral merece muito carinho e respeito. Espero ter passado a minha mensagem. Um grande Abraço.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Sem brilho!
É assim que pode se definir a estréia da seleção brasileira no mundial da Africa do Sul. O resultado é importante? Claro, porém, se esperava mais do que um 2x1 sobre a faquíssima Coréia do Norte. Um fator preocupante é a zaga que sempre foi o ponto forte da ''Era Dunga'' ter tomado gol do limitado ataque norte coreano. Mas é só o começo, a ansiedade pela estréia conta e não vamos dramatizar tanto um resultado chorado contra uma fraca seleção. O jogo começou muito lento e o 1° tempo de partida foi feio de se assistir. A seleção insistia muito em cruzamentos e lançamentos que partiam de trás da linha do meio de campo e assim não consegiu assustar a meta do goleiro coreano. Um meio pouco criativo(principalmente Kaká) fizeram com que Robinho praticamente jogasse sozinho, foi o atacante que tentou criar tudo. E assim terminou um péssimo primeiro tempo, sem gols. No 2° a seleção melhorou, Kaká foi um pouco mais participativo, mesmo muito longe do ideal, Robinho continuou sendo o melhor o melhor da equipe e a seleção começou a tocar a bola com mais rapidez e numa jogada rapida, Maicon recebeu na linha de fundo de Elano e ao invés do cruzamento, fuzilou a meta de Ri Myong Guk que estava mal posicionado. E não demorou muito para a seleção ampliar, em lindo passe, Robinho(para mim, o melhor em campo), deixou Elano na cara do gol, que com muita categoria colocou no fundo das redes. Depois disso, o jogo esfriou, a seleção brasileira até criou algumas chances, fez boas jogadas, mais relaxou. Dunga colcou Daniel Alves, Ramires e Nilmar em campo, numa tentativa de fazer mais gols e acabou tomando. Em um apagão da zaga, Ji Yun Nam aproveitou que Lúcio lhe virou as costas, invadiu a área sozinho e fuzilou na saída de Júlio César, que nada pode fazer. No final, a seleção parecia nervosa, temendo um empate norte coreano, porém, o jogo terminou assim, Brasil 2x1 Coréia do Norte e com uma certa frustração da torcida brasileira. Era esperado um resultado mais confortável e agora que venha a Costa do Marfim, seleção muito superior aos nossos adversários de hoje e olho vivo neles. Um grande Abraço! Continuem torcendo e confiem na nossa amarelinha!
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Os protagonistas do espetáculo!
Assim que foi dada a largada para o mundial da África do Sul, as pessoas se perguntam quem será aquele responsável pela alegria de uma nação, aquele que escreverá para sempre o seu nome em um hall seleto da eternidade, afinal, quem séra o craque da Copa do Mundo? Nomes não faltam, este ano até sobram, em praticamente todas as seleções existe pelo menos um nome de grande destaque. Será que Lionel Messi finalmente mostrará toda sua GENIALIDADE(sim, para mim um gênio) na seleção argentina e roubará o mundial para ele? E na seleção brasileira, Kaká chamará a responsabilidade de vez ou o craque da seleção continuará sendo Julio César? Na Itália, a aposta é na experiência de Buffon, Pirlo e companhia ao contrario da tradicionalíssima Alemanha, de futebol históricamente previsível, mas que esse ano vem com uma seleção jovem e de futebol ofensivo. O Engleash Team esse ano vem com muitas expectativas sob o comando de Fábio Capello, aposta em Lampard e Gerrard, mais principalmente na fase e futebol de Wayne Rooney. Na seleção francesa parece que o canto da torcida: ''Allez, le Bleus'' não será tão forte, o time vem desacreditado, apesar de ótimos nomes como Ribéry e Gourcuff, a pressão sobre Domenech é muito forte e sua estrela maior, Thierry Henry, está no banco e em grande declínio em sua carreira tão brilhante. A fúria espanhola quer finalmente apagar a fama de ''amarelona'' e levar o troféu para a terra das touradas, para isso aposta em um futebol bonito e principalmente em Xávi, Iniesta, Villa e Fernando Torres, um quarteto de dar inveja a qualquer outra seleção. A Holanda tambem quer conquistar pela primeira vez um mundial e deposita muito suas fichas no futebol de alto nível que apresentaram ao longo da temporada, Sneidjer e Robben, alem do oportunismo e qualidade de Van Persie. Portugal é outra seleção forte que quer de vez escrever seu nome como uma potência, os lusos contam com a inteligência de Deco no meio campo e o talento de Cristiano Ronaldo, que está com fome de acabar com o jejum de 2 anos pela seleção sem gols e com as constantes críticas em relação ao futebol apresentado na seleção portuguesa. Além disso há muitos outros jogadores de destaque no cenário internacional, porém, jogam em seleçõs sem aspirações a títulos. É o caso de Didier Drogba, que poderá fazer ótimo papel junto com os marfinenses. Samuel Eto'o poderá ser destaque, apesar da fraca seleção camaronesa, Diego Forlán pelo Uruguai e Donovan pelos Estados Unidos também tem boas chances de um ótimo mundial. Enfim, a bola ja rolou, o jogo ja começou e como numa selva africana, os ''animais'' tentarão acabar um com os outros e no final só restará um. Boa sorte a todos, e que TODOS esses nomes possam fazer deste mundial não apenas mais um na história. Abraço a todos. Até mais!
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Dunga: Ama-lo ou Odia-lo ?
Muita gente se pergunta: ''Com essa seleção será que vai?''! Acho que em todo o Brasil, há certa desconfiança em relação a capacidade de alguns jogadores que estão na lista dos 23 para a Copa do Mundo, porém, agora é hora de apoiar, é hora da palavra de incentivo, de depositar confiança em todos os jogadores que lá estão. Ja que o assunto por enquanto é a desconfiança em alguns atletas, me permito a seguinte reflexão: ''Quando o Josué era do São Paulo, o Ramires do Cruzeiro, todos cobravam suas respectivas convocações e por que agora essa revolta? A mesma coisa acontecia quando o Grafite estava no fino da bola no Wolfsburg, todos exigiam uma chance ao atacante e agora ele virou um caneleiro? De uma hora para outra?'' É claro, todos gostariam de ver a magia do Ronaldinho Gaucho, o talento de Paulo Henrique Ganso ou o futebol moleque do Neymar, mas não por isso, os jogadores que la estão não mereçam respaldo e confiança. Há injustiças claro, não entendo a não convocação de Vitor e a convocação de Kléberson, acredito que nesta parte houve incoerência daquele que tanto prega pela COERÊNCIA. Dunga, por sinal, ama-lo ou odia-lo ? Eis a questão. Diria que 99% do país é contra o trabalho do capitão do tetra, são muitas críticas, porém, não tem como não reconhecer que Dunga ganhou tudo com essa seleção. Uma Copa América pra dar credibilidade ao seu trabalho, uma Copa das Confederações que concretizou eu diria a ''Familia Dunga'' e uma classificação INCONTESTÁVEL nas eliminatórias, fechada com chave de ouro em uma belíssima vitória sobre a nossa eterna ''inimiga'', a poderosíssima(olho neles na copa)Argentina! Eu concluo que apesar do jeito calado, muitas vezes antipático do nosso treinador, ele merece respeito e confiança sim! Os jogadores estão fechados com ele, isso é visível, em 4 anos ele conseguiu construir um grupo sólido e com vontade de ganhar, isso é o mais importante, ainda mais depois do que vimos em 2006. É claro, ninguém é obrigado a gostar ou nao gostar do Dunga, mais essa é a hora da união do povo brasileiro, vamos confiar em seu trabalho, não adianta nada as críticas, ele ja está la e com certeza sabe o que faz, pensem nisso. Por hoje é só, e rumo ao HEXA! Um Grande Abraço!
Assinar:
Comentários (Atom)
